sábado, 13 de março de 2010

Meu Rat

O projeto de transformação de um Tubarão num Rato, eheheheheheh!!
O Chevette 76 comprado na cor bege mas que originalmente era verde claro metálico passaria a ser na cor preto fosco.
O para-choque dianteiro pintado em preto seria raspado, mostrando seu cromado provavelmente oxidado.
Os espelhos pretos de plástico seriam trocados por espelhos tipo hot pipe, instalados na coluna da porta em posição elevada.
As rodas, dois modelos de ferro do Gol, seriam substituídas pelas originais de aço com suporte para calotas pintadas na cor vermelha royal, mas com um detalhe, na dianteira seriam mantidas originais e na traseira modificadas (cortada o centro da roda original e soldada em um aro de 15x8”).
Os pneus dianteiros seriam 165/70 R13 e os traseiros 205/60 R15, todos montados com faixa branca.
Como ornamento seria trocada a manopla original por uma bola de sinuca número 3 (vermelha), no espelho interno seria pendurado um esqueleto, nas placas seria colocado parafusos em forma de caveira com led nos olhos.
As forrações internas seriam todas arrancadas, e no teto seria feita nova forração para evitar o calor, bem como na parede corta fogo e no túnel da caixa de marchas.
Os bancos deveriam ser altos de Chevette ou de outro veículo de fácil adaptação.
O motor seria retificado, adaptado pistão, válvulas de admissão e escape de Monza. Do Chevette 1.6S viriam as bielas, o virabrequim, os coletores, carburador e a ignição eletrônica.
Na transmissão seria verificada a caixa de marchas visto que a 1ª e 3ª marchas escapavam, e a substituição do diferencial pelo do Chevette 1.6S com relação mais longa.
Nos freios seriam verificados os dianteiros, já que os traseiros eram novos (quando comprei o Tubarão estava sem freio traseiro e de mão, e eu mesmo fiz a troca).
A suspensão deveria ser levemente rebaixada na dianteira e verificado os amortecedores, bandejas, buchas, bieletas, barras e etc.
Na elétrica deveriam ser substituídas as lanternas dianteiras e traseiras, os faróis, o ventilador do desembaçador e revisados os chicotes.
O objetivo com certeza era montar um carro confiável, para viagens, não necessariamente confortável mas que fosse seguro e forte, pois não gosto de ficar atrás dos outros por muito tempo, muito menos da ideia de qualquer milzinho me podando.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Rat Rod

A tradução literal para Hot Rod seria "Biela Quente" que atribuído a carros, sugere um veículo potente, forte.
Já o Rat Rod, "Biela Rato", seria um carro com uma aparência "suja" e ou "feia".

Rat Rod é a nova definição dada aos Hots do início da década de 50.
As principais características: aparência "inacabada" tanto externa quanto interna; lataria com pintura original apresentando ferrugens ou acabamento fosco; retirada de peças não vitais; carros montados utilizando peças de diversos outros veículos; mecânica forte e 100%.
Detalhes da personalização: símbolos e escritos nas portas, tribal no capo dianteiro ou traseiro, poucos cromados, manoplas (bola de sinuca, caveira, granada, cobra ...), espelhos retrovisores presos na coluna da porta, penduricalhos no espelho interno, rodas pintadas em vermelho, faixas brancas nos pneus, calotas cromadas entre outros.
Custo: baixo, em comparação aos Hot Rods ou "Custom" que, como os Rats, são veículos muitas vezes montados com peças de outros carros e com uma mecânica muito forte, mas acabamento (lataria, pintura, tapeçaria, estofamentos e cromados) impecável.

Por que um Rat Rod?

Quando adquiri meu Tubarão (Chevette 1976) a ideia inicial era deixa-lo com a aparência original do veículo da época, com todos os cromados, calotas, frisos e tudo mais. Comecei então o orçamento da empreitada, foi ai que me dei conta que reforma e ou restauração de um veículo não é coisa pra pobre. Ainda mais se for um pobre que não sabe nada ou quase nada de mecânica, elétrica, funilaria, tapeçaria e por ai vai.
Para a minha ideia inicial o Tubarão não estava muito bom de lataria e mecânica. Necessitaria de funilaria geral (troca de assoalho inclusive do porta-malas, troca das portas, troca da tampa do porta malas, troca do painel traseiro, saias laterais entre outros recortes e remendos e soma-se uma pintura completa. A mecânica precisava ser toda revisada, retifica no motor, revisão da caixa de marchas, do sistema de freio, da suspensão e direção. Na tapeçaria tudo deveria ser novo. No acabamento faltavam as rodas e calotas, para-choques e frisos. Da parte elétrica pouco se aproveitaria, necessitava de novas lanterna dianteiras e traseiras, faróis, troca de chicotes, alternador e bobina.
Resumindo, para a concretização de tal reforma o orçamento passaria tranquilo dos quinze mil reais.
Diante de tal situação e vendo fotos e reportagens na internet me deparei com os Rat Rods, veículos com uma aparência nem sempre agradável mas com o principal, uma mecânica confiável e forte.
Deste ponto parti para a ideia de transformar meu Tubarão num quase-autêntico Rat Rod (os autênticos possuem motores de 6 e 8 cilindros e utilizam carrocerias de veículos da década de 50 pra baixo). Para tal faria apenas alguns reparos na lataria e a pintura eu mesmo tentaria executar, sempre buscando economizar ao máximo. O gasto maior mesmo seria na mecânica, visto que meus conhecimentos de mecânica não me permitiriam desmontar um motor e remontá-lo de forma que funcionasse. Ainda mais apimentado como eu queria.

Por que um Chevette?


Quem já “pilotou” carro com tração traseira sabe do que vou falar. A tração traseira requer alguns cuidados na pilotagem, deve-se ter certa habilidade em determinadas situações. Em curvas fortes a traseira desgarra, isso é perigoso mas muito emocionante, quem é que gosta de viver no tédio?! O Chevette é um carro destes, quando exigido em curvas ele desgarra, quando em arrancadas em piso liso ele sai de lado e pra zerinho então?! Não é um carro muito econômico mas os Tubarões tem história e tem estilo. Por ser um carro de pequeno porte tem muito espaço para bagagem. Para estacionar é uma maravilha, o pneu dianteiro vira muito. E um dos principais pontos, o valor de compra e a facilidade para achar peças, novas e usadas. É por essas e por outras que escolhi este carro para minha reforma.