sábado, 28 de abril de 2012

Problema no coletor de escape

Após a instalação da injeção eletrônica, percebi que havia vazamento de gases do escapamento pelo coletor em varios pontos. Vazava escapamento entre o coletor e o cabeçote, nos quatro cilindros e na junção do coletor com o escapamento. O coletor era um 4x2 do Chevette 1.6S sendo que o original do meu modelo (motor 1.4) era 4x1. O coletor foi para retífica aplainar as faces, tanto de contato com o cabeçote quanto com o escapamento pois estavam empenados. Nas fotos os pontos de vazamento estão circulados:
Como o carro estava sem o coletor e sempre tive curiosidade de saber como seria o ronco de um 4 cilindros sem escapamento, já que até hoje só tinha visto e ouvido V8, gravei um vídeo:

2 comentários:

  1. Bom dia, já que vc gosta do diy, vc pode aplainar esse tipo de peça em casa (peças que não necessitam de precisão), com um pedaço de vidro grosso, vc apoia numa superfície plana para não quebrar o vidro, coloca uma lixa grossa no vidro e passa varias vezes até quando estiver quase plano. depois troca por uma lixa mais fina para melhorar o acabamento. faço isso sempre em carburadores.

    ResponderExcluir
  2. Nolasco, anotei tua dica e vou testar, estava mesmo pensando em uma forma de fazer isso. Muito obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir